domingo, 26 de julho de 2009

A contribuição do ator nordestino para a cultura brasileira

A contribuição do ator nordestino para a cultura brasileiraO teatro popular é nossa fonte maior de inspiração. É no teatro tradicional que Antônio Nóbrega foi criar a cara do Brasil que o brasileiro não conhece ou teima em não conhecer
Paulo Ess Ator Assim como a Commédia Dell'arte na Idade Média definiu-se como um movimento teatral de forma popular e que se vê a confluência de diversos tipos da cultura e gosto da época, desencadeando um teatro natural e cômico, a cultura tradicional do Nordeste, em especial os espetáculos populares, traçam um paralelo de identificação, onde a interpretação prevalece na criatividade de provocar uma relação imediata dos atores com o público, correspondendo ao que está encenando. O teatro popular tradicional do Nordeste está carregado de informações que podem contribuir para uma sistematização das teorias e técnicas do fazer teatral brasileiro. Estamos defendendo um tipo de interpretação em que o ator e o espetáculo, por ser nordestino, necessariamente, não teria que retratar e reproduzir a seca, o desemprego, o sotaque característico - mas dispostos a trabalhar códigos e signos para traduzir o teatro popular nordestino e sua concepção estética.
Alguns pontos significativos que devem ser observados na interpretação do ator nordestino: a interpretação e a capacidade de improvisação explicitando suas raízes calcadas no popular e tradicional. Os processos e métodos da construção cênica dessas manifestações espontâneas. Pastoril e bumba-meu-boi no Ceará. A sistematização das teorias e técnicas teatrais nos grupos que fazem uma releitura desse teatro espontâneo, mais representativos da região: O teatro (concepção cênica, técnica, interpretação) de Antônio Nóbrega, em Pernambuco; o Grupo Piollin, de Luis Carlos Vasconcelos, na Paraíba. A região Sul do Ceará (Cariri) é povoada por personagens e estórias, influências trazidas pelos descobridores para a criação de uma interpretação característica da região Nordeste. A nossa contribuição para o teatro brasileiro é buscar as relações com a história universal. Eugene Barba no desejo de pesquisar o ator, foi buscar em Kerela, (província sul-indiana) a revelação do Kathakali. O que Eugene Barba faz com o Odin Teatret é desenvolver um trabalho com disciplina e muito rigor técnico-metodológico, baseado no Teatro Popular Tradicional. Diante de tudo isso, o teatro popular é nossa fonte maior de inspiração. É no teatro tradicional com seus paus de fitas, com suas cores, suas emboladas, cantorias e seu gestual marcado e decisivo que Antônio Nóbrega foi criar a cara do Brasil que o brasileiro não conhece ou teima em não conhecer. No Ceará, como referência cultural popular, temos as representações autênticas, em Pernambuco temos Antônio Nóbrega e Ariano Suassuna como referenciais da dramaturgia nordestina; na Paraíba, temos o grupo Piollin, que investiga uma concepção estética produzindo conhecimentos práticos e teóricos relativos ao trabalho do ator e do encenador. O ponto de partida é o Nordeste, por sua vastidão cultural, que vai do erudito ao popular, e é no Nordeste que a cultura acende a brasa viva do gosto de ser brasileiro. Paulo Ess é ator, diretor e coordenador do curso superior de Artes Cênicas do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE)

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