domingo, 26 de julho de 2009

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE ATORES PROMOVE DEBATES NO CENTRO DRAGÃO DO MAR


Cultura
09/08/2002 - PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE ATORES PROMOVE DEBATES NO CENTRO DRAGÃO DO MAR

FORTALEZA - (Agência Ceará - AC) - Durante os meses de agosto, setembro e outubro, o Projeto de Integração de Atores do Nordeste tem como residência temporária Fortaleza. Nos três meses, acontecem vários eventos na área de formação e pesquisa teatral. Entre eles, destaca-se neste mês de agosto um Ciclo de Debates no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação de grandes especialistas nacionais. Na próxima semana, a convidada é a professora sergipana Aglaê Fontes de Alencar, que durante três dias (dias 13, 14 e 15), falará sobre "A Construção do Conto". È grátis. As vagas são limitadas. A pré-inscrição pode ser feita pelo número 85.488.8592.
Aglaê Fontes de Alencar é professora e especialista em arte-educação. Também se dedica a pesquisa sobre o folclore brasileiro. É integrante da Academia Sergipana de Letras e ensina na Universidade Federal de Sergipe. Em Fortaleza, as aulas que serão ministradas por ela sobre "A Construção do Conto" acontecem das 18h30min às 22h30min, na terça, quarta e quinta-feira da próxima semana, no auditório do CDMAC.
O Ciclo de Debates continua por todo o mês. Nos dias 19, 20 e 21, o pernambucano Ronaldo Correia de Brito falará sobre o "Teatro do Nordeste ¿ Nacionalismo e Culpa". No dia 22, o tema será "Movimento Cabaçal ¿ Uma Nova Estética Cearense", com Herotilde Honório, Oswald Barroso, Cláudia Leitão e Rosemberg Cariri. No fim do mês, dias 27 e 28, Carlos Carvalho abordará "Dramaturgia do Gesto no Teatro Popular ¿ Sua Utilização no Teatro Experimental do Teatro do Nordeste".
O Centro Dragão do Mar, Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar e Sesc são parceiros do Projeto de Integração de Atores do Nordeste, que busca refletir e construir um novo teatro para o Nordeste, com a coordenação geral de Moncho Rodriguez. A idéia é formar novos atores, com essência nordestina. Para isso, grupos de professores e pesquisadores de toda a Região são mobilizados para se integrar no projeto.(Mais informações com: imprensa@secult.ce.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário